segunda-feira, 17 de agosto de 2009
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Florais de Bach
O objetivo dos florais é apoiar a luta do paciente contra a doença - atuam particularmente na prevenção, principalmente relacionada a fatores emocionais, como:
- depressão, ansiedade, cansaço físico, indisposição, em casos em que não há diagnostico medico especifico e nas situações onde os traumas são considerados obstáculos à cura física.
Os florais são completamente seguros - não tem efeitos secundários indesejáveis nem contra-indicação, podem ser tomados individualmente ou em conjunto com outros tratamentos médicos. São usados em todo o mundo e em total segurança, em todas as idades e nas mais diversas áreas, por profissionais de medicina alternativa, médicos de clinica geral, psicoterapeutas, dentistas, veterinários e outros terapeutas.
Ao longo dos anos, o Centro Bach em Mount Vernon recebe milhares de casos e testemunhos de pacientes e profissionais de saúde, comprovando a sua eficácia.
Até o momento, não existe explicação alguma sobre o modo de ação dos sistemas florais, capaz de satisfazer os critérios científicos atuais.
Têm sido oferecidas hipóteses baseadas na Química Molecular, na Cibernergetica e na Física, para explicar outros sistemas sutis de cura.
Os Florais do Dr. Bach figuram entre os “métodos sutis de cura”, semelhantes à homeopatia clássica de Samuel Hahnemann, à medicina antroposófica e à medicina espagerica ou herbácea. Não atuam pelo caminho direto, via corpo físico, mas em níveis mais sutis, que influem diretamente no sistema de energia que constitui os seres humanos.
É importante considerar que o sistema dos Florais de Bach não substitui o tratamento médico - dependendo dos sintomas em ocorrência, aconselha-se que seja consultado um médico.
“A saúde depende de estarmos em harmonia com as nossas almas”.
Dr. Edward Bach
Os Florais de Bach são ao todo, 38:
1-AGRIMONY (Agrimonia eupatoria) - Para tratar pessoas aparentemente despreocupadas e bem humoradas, mas que interiormente são preocupadas, ansiosas e mesmo atormentadas; costumam brincar para esconder seus reais sentimentos, fogem das situações complexas e dos confrontos – para isso, usam até o álcool, estimulantes ou alimentação excessiva.
O Agrimony ajuda a moldar personalidades alegres, abertas, companheiras, compreensivas e pacificadoras.
2- ASPEN (Populus tremula)- É indicado para pessoas que sentem medo ou preocupação sem razão especifica, estando sós ou acompanhadas; podem ocorrer tanto de dia como a noite, geram ansiedade ou maus pressentimentos inexplicáveis; é ótimo para tratar situações de sonhos ruins e pesadelos.
O Aspen proporciona paz de espírito, segurança e liberdade para viver novas experiências, sem dificuldades.
3- BEECH (Fagus sylvatica) - Recomendado para tratar pessoas intolerantes, arrogantes, que se irritam com facilidade e criticam constantemente os hábitos alheios - são incapazes de fazer concessões, e se consideram donas da verdade.
O Beech proporciona maior tolerância, compaixão, harmonia e sabedoria para ver o lado bom dos outros, apesar das suas imperfeições.
4- CENTAURY (Centaurium umbellatum)- É indicado geralmente para pessoas tímidas, sossegadas e muito passivas, que são facilmente influenciadas e tem dificuldades em dizer não e até negam os seus próprios desejos, para agradar a vontade alheia.
O Centaury proporciona determinação e disposição para servir com boa vontade e, principalmente, respeito - acima de tudo - às suas próprias necessidades
5- CERATO (Ceratostigma willmottiana) - Para tratar pessoas que não confiam no próprio julgamento ao tomar decisões; apesar de intuitivas e sábias, procuram constantemente conselhos e opiniões; muitas vezes, seguem erroneamente os conselhos que lhe são dados; até mesmo quando estão doentes, experimentam vários tratamentos que são recomendados.
O Cerato proporciona autoconfiança, capacidade para seguir a própria opinião e vocação, com sabedoria.
6- CHERRY PLUM( Prunus cerasifera)- É indicado para pessoas que tem medo de perder o controle do seu comportamento, tanto mental, emocional quanto físico, em situações de colapso nervoso, histeria e manifestações súbitas explosivas de ira.
O Cherry Plum proporciona calma, para a mente pensar e agir racionalmente.
7- CHESTNUT BUD (Aesculus hippocastanum) -
É indicado para pessoas com dificuldades em aprender e repetem sempre os mesmos erros, como apaixonar-se pelo parceiro errado, permanecer no emprego inadequado, ficar doente com freqüência, nunca se interrogam sobre a razão - não lidam com as raízes do problema.
O Chestnut Bud ajuda as pessoas a observarem seus próprios erros com objetividade e fornece sabedoria para as experiências do dia-a-dia, de forma a poderem progredir na vida.
8- CHICORY (Cichorium intybus)- É indicado para pessoas demasiadamente possessivas, egocêntricas e manipuladoras, que exigem atenção constantemente.
Como exemplo, os pais e mães que mantém os filhos sob o seu domínio, mesmo depois de adultos - embora sejam pessoas de personalidade forte, têm pena de si mesmas e ofendem-se com facilidade; em alguns casos, chegam até a usar as doenças, para chamar atenção.
O Chicory proporciona liberdade – respeito ao contexto das pessoas, confiança e amor incondicional.
9- CLEMATIS(Clematis vitalba)- É indicado para pessoas sonhadoras que idealizam muito, mas não concretizam seus ideais, devido à falta de interesse pelo presente; tem dificuldades em manter a concentração, parecem distraídas, de memória fraca; gostam de estar sós; quando doentes, não se esforçam para melhorar.
O Clematis desperta o potencial criativo, proporciona inspiração e interesse para desfrutar a vida, com os pés no chão, em sintonia com a realidade.
10- CRAB APPLE (Malus pumila) - É indicado para pessoas obsessivas em relação à limpeza, tanto externa como física - os que se sentem impuros e que têm uma imagem negativa de si mesmos, bem como excessivamente focalizados em assuntos ou temas triviais.
O Crab Apple atua de uma forma positiva na limpeza da mente, do espírito e na aceitação das imperfeições, promovendo descontração em relação à aparência pessoal e ao ambiente.
11- ELM (Ulmus procera)- É indicado para pessoas que se sentem sobrecarregadas e esmagadas pelas obrigações do cotidiano - por terem aceitado responsabilidades em demasia - e consequentemente se deprimem, tornam-se exaustas e se debilitam momentamente, inclusive quanto à auto-estima.
O Elm recupera a capacidade normal da personalidade, proporcionando autoconfiança e melhor visão, em novas e mais realistas perspectivas.
12- GENTIAN (Gentiana amarella) - Destina-se aos desanimados por causas conhecidas e dúvidas, pelos acontecimentos e dificuldades, como doença prolongada ou recorrente; crianças com rendimento escolar insatisfatório.
O Gentian facilita o entendimento de estarmos fazendo o melhor, sem valorizar os resultados eventualmente insuficientes - as dificuldades são eventuais e ultrapassáveis.
13- GORSE (Ulex europaeus)- É indicado a pessoas com desesperança e desânimo extremos, aparentemente condenadas à dor e ao sofrimento, que não tem esperança em tratamentos e desistiram de lutar.
O Gorse proporciona sentimentos de fé, esperança e maior ânimo, apesar de eventuais problemas físicos ou mentais, que passam a ser vistos como experiência positiva.
14- HEATHER (Calluna vulgaris) - Recomendado aos preocupados com a situação (ou doença) pessoal e não se comunicam de forma apropriada com os outros - são prolixos, exagerados e compulsivos.
Heather estimula as pessoas a serem boas ouvintes, colaboradoras, generosas para ajudar, compreensivas, identificando-se com os demais, diante de seus problemas.
15- HOLLY (Ilex aquifolium)- Indicado para pessoas eventualmente duras, mal-humoradas e até cruéis, violentas, internamente inseguras, que não conseguem abrir o coração ao amor e transparecendo negativismo.Holly colabora para promover bondade, atitudes doadoras, amorosidade, compaixão e disposição para compartilhar, em um contexto de harmonia interior.
16- HONEYSUCKLE (Lonicera caprifolium)- Destina-se aos que vivem restringidos às memórias do passado, nostálgicos ou saudosos, desgostosos por não poderem mudar as circunstâncias presentes; eventualmente, apegados a entes queridos que perderam ou a dias mais felizes de tempos que não voltam mais.
O Honeysuckle ajuda os enlutados, os que perderam o emprego, falharam nos negócios ou idosos que vivem em solidão - capacita-os a viver melhor o presente, considerando o passado como aprendizado, retirando mágoas e ampliando a compreensão dos acontecimentos.
17- HORNBEAM (Carpinus betulus)- Indicado para a fadiga mental, aos temerosos de enfrentar o dia de trabalho e enfrentar problemas; sentem desprazer pela rotina e não recuperam as energias após uma noite de sono.O Hornbeam proporciona a certeza da força interna, capacidade para enfrentar o trabalho, recuperação mental e vitalidade, espontaneidade e um retorno ao equilíbrio, com bom humor
18- - IMPATIENS (Impatiens glandulifera) - Recomendado para pessoas que querem fazer tudo (pensar, falar e agir) de forma muito rápida, capazes e eficientes, que desapreciam a lentidão dos demais e preferem agir sozinhas; em geral são agitadas, irritadas e precipitadas - podendo com isso causar acidentes.
O Impatiens fortalece características de decisão e espontaneidade, descontração, bom humor, compreensão, calma e diplomacia.
19- LARCH (Larix decidua) - Indicado para pessoas desprovidas de autoconfiança, que nutrem sentimentos de inferioridade e não se arriscam, por medo do fracasso - sentimentos e sensações também transferíveis a experiências de provas, exames e entrevistas.
O Larch proporciona determinação, capacidade e auto-estima realista, independente do resultado das ações - sabem usar o sentido crítico, com sensibilidade.
20- MIMULUS (Mimulus guttatus)- Recomendado às pessoas que sentem medo de causas conhecidas, como dentista, desemprego, perda de amizade, expressar-se em público, insetos, animais, pessoas, pobreza, frio, falta de luz, acidentes, dores, doença, morte e outras. Podem ter talento, capacidade artística, mas são retraídos, tímidos e calados quando estão com outras pessoas.
Mimulus ajuda a expressão de uma personalidade calma, corajosa, confiante e bem humorada, que sabe enfrentar provações e obstáculos - defender-se bem e controlar as emoções.
21- MUSTARD (Sinapis arvensis) - Indicado para tratar de situações de tristeza repentina, que começam e terminam sem razões visíveis, retirando a alegria e gerando desmotivação, restringindo as ações e retraindo a expressividade.O Mustard recupera a estabilidade e a paz interior, fazendo com que a pessoa esteja se movimentando de maneira tranqüila, diante de qualquer tipo de circunstância.
22- OAK (Quercus robur)- Recomendado para as pessoas fortes, corajosas, confiantes, que chegam a um ponto repentino de fadiga e enfraquecimento. Usualmente, são muito responsáveis, esforçadas e até obstinadas - quando a energia natural diminui, podem ficar frustradas e deprimidas.
O Oak potencializa a força natural, a paciência, a persistência e a resistência, trazendo também o reconhecimento à necessidade do repouso e do auto-cuidado.
23- OLIVE (Olea europea) - Indicado para pessoas em período de convalescença, ou exaustas na energia física (e mental) devido a dificuldades, estudo ou trabalho intenso, doença prolongada - a fadiga está em seu ponto máximo e deixa de existir a apreciação para o trabalho e o lazer (há muita necessidade de sono).
O Olive colabora para o retorno da força, da vitalidade e do interesse pela vida - consequentemente, volta a existir o sentimento de paz de espírito.
24-- PINE (Pinus sylvestris) Aconselhado para pessoas com sentimento de culpa ou auto-reprovação, ou vergonha, que chegam a pedir desculpas com freqüência, por tudo o que acontece; podem até achar que merecem eventuais doenças ou dores.
O Pine potencializa a aceitação da responsabilidade com realismo, bem como sólidos juízos de valor, liberando a funcionalidade de nossos poderes naturais
25- RED CHESTNUT (AEsculus carnea)- Este Floral ajuda a tratar os que sentem medo e se preocupam em excesso com o bem-estar dos outros, principalmente a família e os amigos mais próximos. Pode ser uma situação temporária, com pessoas que tem atividades de cuidar dos outros.
O Red Chestnut colabora para que o cuidado com os outros seja feito sem ansiedade, com calma, de forma voluntária, sem imposições
26- ROCK ROSE (Helianthemum nummularium) - Indicado para pessoas aterrorizadas, dominadas por medo paralisante em situações de breve espaço de tempo, devido a acidentes, desastres, doença súbita ou em decorrência de pesadelos.
O Rock Rose proporciona calma, presença de espírito e coragem, para superar essas experiências de emergências.
27- ROCK WATER (Aqua petra) - Recomendado para pessoas inflexíveis, que exigem a si mesmos padrões excessivamente altos, gerando auto-martírio, como procedimento rígidos de trabalho, disciplina espiritual, exercícios e dietas. Tem idéias fixas e criam dogmas para política, moralidade, religião, etc. Trabalham exageradamente, são conscienciosas em excesso, insatisfeitas e mesmo desapontadas consigo mesmas.
O Rock Water libera a capacidade de sustentar ideais elevados com flexibilidade, com disposição para desistir de idéias fixas, se uma verdade superior for manifestada.
28- SCLERANTHUS (Scleranthus annuus) - É indicado para pessoas indecisas, especialmente quando estão diante de duas possibilidades; mostram-se desequilibradas e sem personalidade, com humor oscilante ou extremista, fazendo com que não inspirem confiança.
O Esclerantus proporciona capacidade de decisão, firmeza e equilíbrio, em todas as circunstâncias, inclusive para tomar decisões e agir com prontidão.
29- STAR OF BETHLEHEM (Ornithogalum umbellatum) - Recomendado para tratar conseqüências de choque físico ou mental, causadas por más notícias, acidentes, lutos, desapontamentos ou sustos, tanto para o primeiro momento seguinte ou para os efeitos retardados do acontecimento; ajuda a mãe e a criança, após o parto.
O Star of Bethlehem neutraliza os efeitos do choque do momento ou do passando, colaborando para consolar, aliviar e recuperar a pessoa traumatizada.
30- SWEET CHESTNUT (Castanea sativa) - Utilizado para tratar do desespero mental doloroso ou a tristeza intensa, quando se atinge o limite da resistência, à beira de um colapso nervoso, acompanhado de depressão e sensação de solidão, chegando-se a anos de sofrimento, com coragem, sem reclamar.
O Sweet Chestnut promove a libertação do desespero e do desânimo, enfrentamento das circunstâncias com otimismo e paz de espírito, recuperação da fé e sensação de ajuda interior.
31- VERVAIN (Verbena officinalis) - Trata as pessoas com princípios e idéias fixas, que acreditam estarem certos (raramente irão mudar) – usualmente têm um desempenho acima da média, são determinadas, mas tensas e nervosas, usualmente ultrapassando seus limites físicos, por aceitarem mais tarefas do que conseguem realizar.
São sensíveis às injustiças, dedicadas a causas, até com sacrifício próprio, podendo chegar ao fanatismo; por não terem vontade de descontrair, podem ter falta de sono e irritação.
O Vervain colabora pra trazer calma, sensatez, compreensão e descontração, ampliar a visão ampla da vida e dos eventos.
32- VINE (Vitis vinifera) - Recomendado para pessoas dominadoras e opressoras, muitas talentosas, ambiciosas e competentes, mas arrogantes, que não ouvem as opiniões alheias. São agressivas, orgulhosas, ávidas pelo poder, chegando a ser desprovidas de compaixão e chegando a extremos de crueldade.
O Vine colabora para proporcionar uma determinação sem dominação, uma visão do que há de bom nos demais, iniciativa de ajuda aos outros, inspirando-os de forma confiante, com certeza do que está sendo realizado.
33-
WALNUT (Juglans regia)- Indicado para pessoas com dificuldade de adaptação às mudanças, ou hipersensíveis às idéias, contextos e influências; é o apoiador das mudanças, das fases especiais de passagem, como troca de dentes, puberdade, gravidez, divórcio, menopausa, mudanças relacionadas à religião, emprego, endereço, contexto familiar, interrupção de vícios, ligações ou amizades.
O Walnut apóia quem têm ideais definidos, mas são restringidos por ação de personalidades mais fortes – é indicado, também, para terapeutas, atendentes da área de saúde e conselheiros.
O floral Walnut proporciona capacidade e firmeza para a permanência no caminho da vida, retirando os desencorajamentos e as objeções.
34- WATER VIOLET (Hottonia palustris) - Recomendado para pessoas calmas, competentes, conselheiras, autoconfiantes, gentis, que colaboram com os demais, sem serem impositivas. Quando cansadas, tornam-se retraídas, aparentemente frias ou anti-sociais; em situações de sofrimento, não se abrem e aparentam frieza emocional.
O Water Violet proporciona relacionamentos mais amigáveis e calorosos, preservando o autodomínio, mas identificando-se com os demais, com calma e serenidade.
35- WHITE CHESTNUT (AEsculus hippocastanum)- Indicado para pessoas com pensamentos preocupantes, obsessivos, aparentemente impossíveis de controlar, que são revividos constantemente, provocando sofrimentos de forma torturante, motivando desatenção e mesmo incapacidade de descanso, durante a noite.
O White Chestnut colabora para a recuperação da tranqüilidade, paz de espírito e controle dos pensamentos, bem como a confiança em relação aos resultados positivos.
36- WILD OAT (Bromus ramosus) - Destinado às pessoas inseguras, quando chegam a uma encruzilhada na vida, e não sabem qual é o melhor caminho a seguir; mesmo talentosas e ambiciosas, desperdiçam seus talentos, por não estarem certas do melhor rumo a seguir – podem sentir-se frustradas e insatisfeitas em decorrência da incerteza.
O Wild Oat potencializa a clareza de visão, a capacidade de decidir o rumo verdadeiro e o aproveitamento construtivo dos talentos, com persistência para ultrapassar dificuldades.
37- WILD ROSE (Rosa canina) - Indicado para pessoas que se resignam a situações desagradáveis, como a monotonia da vida, emprego incompatível ou enfermidade. Tornam-se apáticas, não se queixam e deixam de perceber os prazeres mais simples – no convívio social mostram-se como aborrecidas e incapazes de realizar suas capacidades pessoais, pela falta de energia e de ambições.
O Wild Rose reanima, traz interesse pela vida, pelo trabalho e pelo mundo, apoiando para a consolidação de objetivos firmes, o bom estado de saúde e as amizades agradáveis; com auto-responsabilidade, são tomadas iniciativas para as mudanças necessárias.
38- WILLOW (Salix vitellina) - Recomendado para pessoas com ressentimentos, amargura, pena de si mesmas e sensação de estarem sendo injustiçadas, que podem ficar irritadas ou amuadas, não aceitando o bem-estar das demais pessoas. Tornam-se muito difíceis, quando adoentadas, pois se consideram vítimas, o que pode provocar um mau estado geral de saúde.
O Willow colabora para o exercício do perdão e do esquecimento das injustiças passadas, o que pode trazer alegria, positivismo, atraindo assim condições e amizades positivas.
- depressão, ansiedade, cansaço físico, indisposição, em casos em que não há diagnostico medico especifico e nas situações onde os traumas são considerados obstáculos à cura física.
Os florais são completamente seguros - não tem efeitos secundários indesejáveis nem contra-indicação, podem ser tomados individualmente ou em conjunto com outros tratamentos médicos. São usados em todo o mundo e em total segurança, em todas as idades e nas mais diversas áreas, por profissionais de medicina alternativa, médicos de clinica geral, psicoterapeutas, dentistas, veterinários e outros terapeutas.
Ao longo dos anos, o Centro Bach em Mount Vernon recebe milhares de casos e testemunhos de pacientes e profissionais de saúde, comprovando a sua eficácia.
Até o momento, não existe explicação alguma sobre o modo de ação dos sistemas florais, capaz de satisfazer os critérios científicos atuais.
Têm sido oferecidas hipóteses baseadas na Química Molecular, na Cibernergetica e na Física, para explicar outros sistemas sutis de cura.
Os Florais do Dr. Bach figuram entre os “métodos sutis de cura”, semelhantes à homeopatia clássica de Samuel Hahnemann, à medicina antroposófica e à medicina espagerica ou herbácea. Não atuam pelo caminho direto, via corpo físico, mas em níveis mais sutis, que influem diretamente no sistema de energia que constitui os seres humanos.
É importante considerar que o sistema dos Florais de Bach não substitui o tratamento médico - dependendo dos sintomas em ocorrência, aconselha-se que seja consultado um médico.
“A saúde depende de estarmos em harmonia com as nossas almas”.
Dr. Edward Bach
Os Florais de Bach são ao todo, 38:
1-AGRIMONY (Agrimonia eupatoria) - Para tratar pessoas aparentemente despreocupadas e bem humoradas, mas que interiormente são preocupadas, ansiosas e mesmo atormentadas; costumam brincar para esconder seus reais sentimentos, fogem das situações complexas e dos confrontos – para isso, usam até o álcool, estimulantes ou alimentação excessiva.
O Agrimony ajuda a moldar personalidades alegres, abertas, companheiras, compreensivas e pacificadoras.
2- ASPEN (Populus tremula)- É indicado para pessoas que sentem medo ou preocupação sem razão especifica, estando sós ou acompanhadas; podem ocorrer tanto de dia como a noite, geram ansiedade ou maus pressentimentos inexplicáveis; é ótimo para tratar situações de sonhos ruins e pesadelos.
O Aspen proporciona paz de espírito, segurança e liberdade para viver novas experiências, sem dificuldades.
3- BEECH (Fagus sylvatica) - Recomendado para tratar pessoas intolerantes, arrogantes, que se irritam com facilidade e criticam constantemente os hábitos alheios - são incapazes de fazer concessões, e se consideram donas da verdade.
O Beech proporciona maior tolerância, compaixão, harmonia e sabedoria para ver o lado bom dos outros, apesar das suas imperfeições.
4- CENTAURY (Centaurium umbellatum)- É indicado geralmente para pessoas tímidas, sossegadas e muito passivas, que são facilmente influenciadas e tem dificuldades em dizer não e até negam os seus próprios desejos, para agradar a vontade alheia.
O Centaury proporciona determinação e disposição para servir com boa vontade e, principalmente, respeito - acima de tudo - às suas próprias necessidades
5- CERATO (Ceratostigma willmottiana) - Para tratar pessoas que não confiam no próprio julgamento ao tomar decisões; apesar de intuitivas e sábias, procuram constantemente conselhos e opiniões; muitas vezes, seguem erroneamente os conselhos que lhe são dados; até mesmo quando estão doentes, experimentam vários tratamentos que são recomendados.
O Cerato proporciona autoconfiança, capacidade para seguir a própria opinião e vocação, com sabedoria.
6- CHERRY PLUM( Prunus cerasifera)- É indicado para pessoas que tem medo de perder o controle do seu comportamento, tanto mental, emocional quanto físico, em situações de colapso nervoso, histeria e manifestações súbitas explosivas de ira.
O Cherry Plum proporciona calma, para a mente pensar e agir racionalmente.
7- CHESTNUT BUD (Aesculus hippocastanum) -
É indicado para pessoas com dificuldades em aprender e repetem sempre os mesmos erros, como apaixonar-se pelo parceiro errado, permanecer no emprego inadequado, ficar doente com freqüência, nunca se interrogam sobre a razão - não lidam com as raízes do problema.
O Chestnut Bud ajuda as pessoas a observarem seus próprios erros com objetividade e fornece sabedoria para as experiências do dia-a-dia, de forma a poderem progredir na vida.
8- CHICORY (Cichorium intybus)- É indicado para pessoas demasiadamente possessivas, egocêntricas e manipuladoras, que exigem atenção constantemente.
Como exemplo, os pais e mães que mantém os filhos sob o seu domínio, mesmo depois de adultos - embora sejam pessoas de personalidade forte, têm pena de si mesmas e ofendem-se com facilidade; em alguns casos, chegam até a usar as doenças, para chamar atenção.
O Chicory proporciona liberdade – respeito ao contexto das pessoas, confiança e amor incondicional.
9- CLEMATIS(Clematis vitalba)- É indicado para pessoas sonhadoras que idealizam muito, mas não concretizam seus ideais, devido à falta de interesse pelo presente; tem dificuldades em manter a concentração, parecem distraídas, de memória fraca; gostam de estar sós; quando doentes, não se esforçam para melhorar.
O Clematis desperta o potencial criativo, proporciona inspiração e interesse para desfrutar a vida, com os pés no chão, em sintonia com a realidade.
10- CRAB APPLE (Malus pumila) - É indicado para pessoas obsessivas em relação à limpeza, tanto externa como física - os que se sentem impuros e que têm uma imagem negativa de si mesmos, bem como excessivamente focalizados em assuntos ou temas triviais.
O Crab Apple atua de uma forma positiva na limpeza da mente, do espírito e na aceitação das imperfeições, promovendo descontração em relação à aparência pessoal e ao ambiente.
11- ELM (Ulmus procera)- É indicado para pessoas que se sentem sobrecarregadas e esmagadas pelas obrigações do cotidiano - por terem aceitado responsabilidades em demasia - e consequentemente se deprimem, tornam-se exaustas e se debilitam momentamente, inclusive quanto à auto-estima.
O Elm recupera a capacidade normal da personalidade, proporcionando autoconfiança e melhor visão, em novas e mais realistas perspectivas.
12- GENTIAN (Gentiana amarella) - Destina-se aos desanimados por causas conhecidas e dúvidas, pelos acontecimentos e dificuldades, como doença prolongada ou recorrente; crianças com rendimento escolar insatisfatório.
O Gentian facilita o entendimento de estarmos fazendo o melhor, sem valorizar os resultados eventualmente insuficientes - as dificuldades são eventuais e ultrapassáveis.
13- GORSE (Ulex europaeus)- É indicado a pessoas com desesperança e desânimo extremos, aparentemente condenadas à dor e ao sofrimento, que não tem esperança em tratamentos e desistiram de lutar.
O Gorse proporciona sentimentos de fé, esperança e maior ânimo, apesar de eventuais problemas físicos ou mentais, que passam a ser vistos como experiência positiva.
14- HEATHER (Calluna vulgaris) - Recomendado aos preocupados com a situação (ou doença) pessoal e não se comunicam de forma apropriada com os outros - são prolixos, exagerados e compulsivos.
Heather estimula as pessoas a serem boas ouvintes, colaboradoras, generosas para ajudar, compreensivas, identificando-se com os demais, diante de seus problemas.
15- HOLLY (Ilex aquifolium)- Indicado para pessoas eventualmente duras, mal-humoradas e até cruéis, violentas, internamente inseguras, que não conseguem abrir o coração ao amor e transparecendo negativismo.Holly colabora para promover bondade, atitudes doadoras, amorosidade, compaixão e disposição para compartilhar, em um contexto de harmonia interior.
16- HONEYSUCKLE (Lonicera caprifolium)- Destina-se aos que vivem restringidos às memórias do passado, nostálgicos ou saudosos, desgostosos por não poderem mudar as circunstâncias presentes; eventualmente, apegados a entes queridos que perderam ou a dias mais felizes de tempos que não voltam mais.
O Honeysuckle ajuda os enlutados, os que perderam o emprego, falharam nos negócios ou idosos que vivem em solidão - capacita-os a viver melhor o presente, considerando o passado como aprendizado, retirando mágoas e ampliando a compreensão dos acontecimentos.
17- HORNBEAM (Carpinus betulus)- Indicado para a fadiga mental, aos temerosos de enfrentar o dia de trabalho e enfrentar problemas; sentem desprazer pela rotina e não recuperam as energias após uma noite de sono.O Hornbeam proporciona a certeza da força interna, capacidade para enfrentar o trabalho, recuperação mental e vitalidade, espontaneidade e um retorno ao equilíbrio, com bom humor
18- - IMPATIENS (Impatiens glandulifera) - Recomendado para pessoas que querem fazer tudo (pensar, falar e agir) de forma muito rápida, capazes e eficientes, que desapreciam a lentidão dos demais e preferem agir sozinhas; em geral são agitadas, irritadas e precipitadas - podendo com isso causar acidentes.
O Impatiens fortalece características de decisão e espontaneidade, descontração, bom humor, compreensão, calma e diplomacia.
19- LARCH (Larix decidua) - Indicado para pessoas desprovidas de autoconfiança, que nutrem sentimentos de inferioridade e não se arriscam, por medo do fracasso - sentimentos e sensações também transferíveis a experiências de provas, exames e entrevistas.
O Larch proporciona determinação, capacidade e auto-estima realista, independente do resultado das ações - sabem usar o sentido crítico, com sensibilidade.
20- MIMULUS (Mimulus guttatus)- Recomendado às pessoas que sentem medo de causas conhecidas, como dentista, desemprego, perda de amizade, expressar-se em público, insetos, animais, pessoas, pobreza, frio, falta de luz, acidentes, dores, doença, morte e outras. Podem ter talento, capacidade artística, mas são retraídos, tímidos e calados quando estão com outras pessoas.
Mimulus ajuda a expressão de uma personalidade calma, corajosa, confiante e bem humorada, que sabe enfrentar provações e obstáculos - defender-se bem e controlar as emoções.
21- MUSTARD (Sinapis arvensis) - Indicado para tratar de situações de tristeza repentina, que começam e terminam sem razões visíveis, retirando a alegria e gerando desmotivação, restringindo as ações e retraindo a expressividade.O Mustard recupera a estabilidade e a paz interior, fazendo com que a pessoa esteja se movimentando de maneira tranqüila, diante de qualquer tipo de circunstância.
22- OAK (Quercus robur)- Recomendado para as pessoas fortes, corajosas, confiantes, que chegam a um ponto repentino de fadiga e enfraquecimento. Usualmente, são muito responsáveis, esforçadas e até obstinadas - quando a energia natural diminui, podem ficar frustradas e deprimidas.
O Oak potencializa a força natural, a paciência, a persistência e a resistência, trazendo também o reconhecimento à necessidade do repouso e do auto-cuidado.
23- OLIVE (Olea europea) - Indicado para pessoas em período de convalescença, ou exaustas na energia física (e mental) devido a dificuldades, estudo ou trabalho intenso, doença prolongada - a fadiga está em seu ponto máximo e deixa de existir a apreciação para o trabalho e o lazer (há muita necessidade de sono).
O Olive colabora para o retorno da força, da vitalidade e do interesse pela vida - consequentemente, volta a existir o sentimento de paz de espírito.
24-- PINE (Pinus sylvestris) Aconselhado para pessoas com sentimento de culpa ou auto-reprovação, ou vergonha, que chegam a pedir desculpas com freqüência, por tudo o que acontece; podem até achar que merecem eventuais doenças ou dores.
O Pine potencializa a aceitação da responsabilidade com realismo, bem como sólidos juízos de valor, liberando a funcionalidade de nossos poderes naturais
25- RED CHESTNUT (AEsculus carnea)- Este Floral ajuda a tratar os que sentem medo e se preocupam em excesso com o bem-estar dos outros, principalmente a família e os amigos mais próximos. Pode ser uma situação temporária, com pessoas que tem atividades de cuidar dos outros.
O Red Chestnut colabora para que o cuidado com os outros seja feito sem ansiedade, com calma, de forma voluntária, sem imposições
26- ROCK ROSE (Helianthemum nummularium) - Indicado para pessoas aterrorizadas, dominadas por medo paralisante em situações de breve espaço de tempo, devido a acidentes, desastres, doença súbita ou em decorrência de pesadelos.
O Rock Rose proporciona calma, presença de espírito e coragem, para superar essas experiências de emergências.
27- ROCK WATER (Aqua petra) - Recomendado para pessoas inflexíveis, que exigem a si mesmos padrões excessivamente altos, gerando auto-martírio, como procedimento rígidos de trabalho, disciplina espiritual, exercícios e dietas. Tem idéias fixas e criam dogmas para política, moralidade, religião, etc. Trabalham exageradamente, são conscienciosas em excesso, insatisfeitas e mesmo desapontadas consigo mesmas.
O Rock Water libera a capacidade de sustentar ideais elevados com flexibilidade, com disposição para desistir de idéias fixas, se uma verdade superior for manifestada.
28- SCLERANTHUS (Scleranthus annuus) - É indicado para pessoas indecisas, especialmente quando estão diante de duas possibilidades; mostram-se desequilibradas e sem personalidade, com humor oscilante ou extremista, fazendo com que não inspirem confiança.
O Esclerantus proporciona capacidade de decisão, firmeza e equilíbrio, em todas as circunstâncias, inclusive para tomar decisões e agir com prontidão.
29- STAR OF BETHLEHEM (Ornithogalum umbellatum) - Recomendado para tratar conseqüências de choque físico ou mental, causadas por más notícias, acidentes, lutos, desapontamentos ou sustos, tanto para o primeiro momento seguinte ou para os efeitos retardados do acontecimento; ajuda a mãe e a criança, após o parto.
O Star of Bethlehem neutraliza os efeitos do choque do momento ou do passando, colaborando para consolar, aliviar e recuperar a pessoa traumatizada.
30- SWEET CHESTNUT (Castanea sativa) - Utilizado para tratar do desespero mental doloroso ou a tristeza intensa, quando se atinge o limite da resistência, à beira de um colapso nervoso, acompanhado de depressão e sensação de solidão, chegando-se a anos de sofrimento, com coragem, sem reclamar.
O Sweet Chestnut promove a libertação do desespero e do desânimo, enfrentamento das circunstâncias com otimismo e paz de espírito, recuperação da fé e sensação de ajuda interior.
31- VERVAIN (Verbena officinalis) - Trata as pessoas com princípios e idéias fixas, que acreditam estarem certos (raramente irão mudar) – usualmente têm um desempenho acima da média, são determinadas, mas tensas e nervosas, usualmente ultrapassando seus limites físicos, por aceitarem mais tarefas do que conseguem realizar.
São sensíveis às injustiças, dedicadas a causas, até com sacrifício próprio, podendo chegar ao fanatismo; por não terem vontade de descontrair, podem ter falta de sono e irritação.
O Vervain colabora pra trazer calma, sensatez, compreensão e descontração, ampliar a visão ampla da vida e dos eventos.
32- VINE (Vitis vinifera) - Recomendado para pessoas dominadoras e opressoras, muitas talentosas, ambiciosas e competentes, mas arrogantes, que não ouvem as opiniões alheias. São agressivas, orgulhosas, ávidas pelo poder, chegando a ser desprovidas de compaixão e chegando a extremos de crueldade.
O Vine colabora para proporcionar uma determinação sem dominação, uma visão do que há de bom nos demais, iniciativa de ajuda aos outros, inspirando-os de forma confiante, com certeza do que está sendo realizado.
33-
WALNUT (Juglans regia)- Indicado para pessoas com dificuldade de adaptação às mudanças, ou hipersensíveis às idéias, contextos e influências; é o apoiador das mudanças, das fases especiais de passagem, como troca de dentes, puberdade, gravidez, divórcio, menopausa, mudanças relacionadas à religião, emprego, endereço, contexto familiar, interrupção de vícios, ligações ou amizades.
O Walnut apóia quem têm ideais definidos, mas são restringidos por ação de personalidades mais fortes – é indicado, também, para terapeutas, atendentes da área de saúde e conselheiros.
O floral Walnut proporciona capacidade e firmeza para a permanência no caminho da vida, retirando os desencorajamentos e as objeções.
34- WATER VIOLET (Hottonia palustris) - Recomendado para pessoas calmas, competentes, conselheiras, autoconfiantes, gentis, que colaboram com os demais, sem serem impositivas. Quando cansadas, tornam-se retraídas, aparentemente frias ou anti-sociais; em situações de sofrimento, não se abrem e aparentam frieza emocional.
O Water Violet proporciona relacionamentos mais amigáveis e calorosos, preservando o autodomínio, mas identificando-se com os demais, com calma e serenidade.
35- WHITE CHESTNUT (AEsculus hippocastanum)- Indicado para pessoas com pensamentos preocupantes, obsessivos, aparentemente impossíveis de controlar, que são revividos constantemente, provocando sofrimentos de forma torturante, motivando desatenção e mesmo incapacidade de descanso, durante a noite.
O White Chestnut colabora para a recuperação da tranqüilidade, paz de espírito e controle dos pensamentos, bem como a confiança em relação aos resultados positivos.
36- WILD OAT (Bromus ramosus) - Destinado às pessoas inseguras, quando chegam a uma encruzilhada na vida, e não sabem qual é o melhor caminho a seguir; mesmo talentosas e ambiciosas, desperdiçam seus talentos, por não estarem certas do melhor rumo a seguir – podem sentir-se frustradas e insatisfeitas em decorrência da incerteza.
O Wild Oat potencializa a clareza de visão, a capacidade de decidir o rumo verdadeiro e o aproveitamento construtivo dos talentos, com persistência para ultrapassar dificuldades.
37- WILD ROSE (Rosa canina) - Indicado para pessoas que se resignam a situações desagradáveis, como a monotonia da vida, emprego incompatível ou enfermidade. Tornam-se apáticas, não se queixam e deixam de perceber os prazeres mais simples – no convívio social mostram-se como aborrecidas e incapazes de realizar suas capacidades pessoais, pela falta de energia e de ambições.
O Wild Rose reanima, traz interesse pela vida, pelo trabalho e pelo mundo, apoiando para a consolidação de objetivos firmes, o bom estado de saúde e as amizades agradáveis; com auto-responsabilidade, são tomadas iniciativas para as mudanças necessárias.
38- WILLOW (Salix vitellina) - Recomendado para pessoas com ressentimentos, amargura, pena de si mesmas e sensação de estarem sendo injustiçadas, que podem ficar irritadas ou amuadas, não aceitando o bem-estar das demais pessoas. Tornam-se muito difíceis, quando adoentadas, pois se consideram vítimas, o que pode provocar um mau estado geral de saúde.
O Willow colabora para o exercício do perdão e do esquecimento das injustiças passadas, o que pode trazer alegria, positivismo, atraindo assim condições e amizades positivas.
terça-feira, 11 de agosto de 2009
S.O.S. ÓLEOS ESSENCIAIS
A psicóloga e aromaterapeuta Sâmia Maluf indica algumas combinações de essências para situações de emergência. Você pode usá-los no banho de imersão, no difusor de aromas, em massagens, em escalda-pés. Veja quadro Modo de Usar, na página anterior e, se forem indicadas duas ou mais essências, divida o número de gotas pelos vários tipos de óleo.
• Angústia – Pau-rosa, bergamota, grapefruit e lavanda.
• Insônia – Lavanda, pau-rosa e laranja.
• TPM – Gerânio e sálvia (com óleo carreador de gérmen de trigo).
• Dor de cabeça – Lavanda (tensão), capim-limão (ressaca), hortelã-pimenta (problemas digestivos).
• Ansiedade – Rosa, gerânio, palma-rosa e bergamota.
• Estresse – Lavanda, palma -rosa, laranja e tangerina.
• Tristeza – Tangerina, capim-limão, grapefruit e pau-rosa.
• Pés doloridos – Cipreste e hortelã-pimenta.
• Dores musculares – Gengibre, capim-limão, copaíba e alecrim.
• Concentração – Alecrim, capim-limão e tomilho.
• Depressão – Manjericão, bergamota e gerânio.
Fonte: Editora Abril
• Angústia – Pau-rosa, bergamota, grapefruit e lavanda.
• Insônia – Lavanda, pau-rosa e laranja.
• TPM – Gerânio e sálvia (com óleo carreador de gérmen de trigo).
• Dor de cabeça – Lavanda (tensão), capim-limão (ressaca), hortelã-pimenta (problemas digestivos).
• Ansiedade – Rosa, gerânio, palma-rosa e bergamota.
• Estresse – Lavanda, palma -rosa, laranja e tangerina.
• Tristeza – Tangerina, capim-limão, grapefruit e pau-rosa.
• Pés doloridos – Cipreste e hortelã-pimenta.
• Dores musculares – Gengibre, capim-limão, copaíba e alecrim.
• Concentração – Alecrim, capim-limão e tomilho.
• Depressão – Manjericão, bergamota e gerânio.
Fonte: Editora Abril
Guia dos óleos essenciais
O aromaterapeuta Fábián László Flégner, de Belo Horizonte, listou alguns dos óleos essenciais mais usados no mundo, suas principais indicações no aspecto emocional e físico, a parte da planta utilizada para a extração do princípio ativo e os países de origem.
Alecrim-da-horta- (Rosmarinus officinalis): Usado para estimular a concentração e a memória e o alívio de problemas como reumatismo, dores localizadas, seborréia, sonolência e tensão muscular. Associado ao amor. Extraído da erva. Origem: Espanha.
Bergamota (Citrus aurantium bergamia): Para obesidade, celulite, retenção hídrica, casos de estresse, gripes e resfriados. É um antivirótico, útil contra o herpes e em banhos para tratar infecções e inflamações na área genital. Estimula o entusiasmo. Extraído da casca do fruto. Origem: Itália.
Camomila-romana (Anthemis nobilis: Excelente calmante, sedativo e antiinflamatório, útil para conjuntivites, dores reumáticas, nervosismo e insônia. Usado para depressão e síndrome do pânico. Associado ao amor e ao perdão. Parte da planta utilizada: flores. Origem: Inglaterra.
Canela-cascas (Cinnamomum zeylanicum ou C. cassia): Estimulante, antiinfeccioso, antiinflamatório eficaz nas lesões por esforço repetitivo (LER), artrites e bursites. Nunca usar puro, pois pode queimar a pele. Extraído das cascas. Origem: Índia e Madagascar.
Capim-cidreira, capim-limão ou santo (Cymbopogon citratus) : É antiinflamatório, combate celulite, problemas digestivos, falta de apetite, cólicas intestinais, seborréia e queda de cabelo. Ajuda a liberar raiva e emoções contidas. Extraído das folhas. Origem: Brasil.
Cipreste (Cupressus sempervirens ou C. lusitanica): Antiinflamatório, bom para abscessos, furúnculos e acnes. É antifúngico (micoses), indicado também para má circulação, varizes e gengivite. Melhora a concentração e facilita o desapego, alivia o estresse. Extraído de galhos e folhas. Origem: Espanha e Brasil.
Copaíba (Copaifera officinalis e C. langsdorfii) : Para problemas de pele em geral, como alergias e inflamações, úlceras estomacais, gastrite, cabelos sem brilho, manchas senis de pele, queimaduras, hemorróidas, problemas renais. Extraído da madeira. Origem: Brasil.
Cravo-da-índia (Eugenia caryophyllata): Poderoso analgésico e anti-séptico, utilizado para atenuar dor de dente e aftas. Alivia tosse seca, unha encravada e estimula o sistema imunológico em geral. Parte da planta utilizada: botões secos. Origem: Indonésia.
Eucalipto (Eucalyptus globulus) : Para congestão nasal, sinusite, asma e bronquite. Tem efeito anti-séptico local e é recomendado contra odor nos pés. Alivia dores musculares e reumáticas. Estimula a concentração e libera a mente. Extraído de galhos e folhas. Origem: Brasil e China.
Gengibre (Zingiber officinalis): Para falta de apetite, febre e dores musculares. Age como estimulante geral e é digestivo. Bom para alívio de dores nas articulações e pode ser incluídos no tratamento de vários tipos de reumatismo. Extraído do rizoma da planta. Origem: Brasil e China.
Gerânio (Pelargonium graveolens) :Tem propriedades antidepressivas e anti-sépticas, ajuda no controle da oleosidade da pele e cabelo e é recomendado para o tratamento de peles secas. Alivia o medo e a carência. Extraído da erva. Origem: Egito, França e China.
Grapefruit (Citrus paradisi) :Empregado no tratamento de obesidade, celulite, retenção de líqüidos, falta de apetite, depressão, tristeza e melancolia. Efeitos similares aos da laranja e da tangerina. Extraído da casca do fruto. Origem: Itália e Brasil.
Hortelã-pimenta (Mentha piperita) : Útil contra dores de cabeça, enxaquecas e enjôos. Por estimular a circulação, previne celulite e varizes além de atuar como analgésico. Elimina manchas de pele (usar diluído). Traz clareza aos pensamentos e é estimulante. Extraído da erva. Origem: EUA.
Ilangue-ilangue (Cananga odorata): Estimulante do sistema imunológico, sedativo, calmante, afrodisíaco. Age contra ansiedade e insônia. Previne acnes e rugas. Alivia medo e efeitos emocionais da tensão pré-menstrual. Extraído das flores. Origem: Indonésia e Madagascar.
Jasmim (Jasminum officinalis) : Alivia depressão, ansiedade, problemas menstruais, desânimo, catarro e tosse e também é afrodisíaco. Facilita o relaxamento e a meditação. Extraído das flores. Origem: Índia.
Junípero (Juniperus communis): Melhora a circulação e atenua problemas como celulite, hemorróidas e varizes. Alivia problemas respiratórios e estresse. Fortalece a memória e é indicado para o excesso de isolamento. Extraído das folhas ou bagas. Origem: Afeganistão e Hungria.
Laranja (Citrus aurantium): Desperta a alegria e o entusiasmo e, ao mesmo tempo, acalma. Abre o apetite e auxilia no tratamento de problemas de digestão. Em xampus, combate caspa, seborréia e queda de cabelo. Extraído da casca do fruto. Origem: Brasil.
Lavanda (Lavandula angustifolia): É um óleo curinga. Empregado em queimaduras, como regenerador da pele, contra o estresse e para dar a sensação de paz. Pode ser usado diretamente na pele, inclusive em queimaduras. Extraído das hastes floridas. Origem: França, Bulgária e Inglaterra.
Manjericão-verde, ou doce (Ocimum basilicum) : São as variedades de manjericão mais perfumadas. Têm aroma de efeito relaxante, anti-estresse, ansiolítico e antidepressivo. Têm propriedades antifúngicas, analgésicas e regeneradoras da pele. Melhoram a digestão. Extraídos das ervas. Origem: França e Brasil.
Neroli (Citrus aurantium var. amara) : Poderoso calmante, empregado em casos de fobia, síndrome do pânico, depressão, agitação, insônia, irritabilidade, tensão pré-menstrual, cólicas e problemas digestivos. Estimula a alegria. Extraído das flores. Origem: Espanha.
Olíbano (Boswellia thurifera, carteri ou serrata): Age aliviando problemas respiratórios, gripes, dores articulares e reumáticas. Tem ação contra infecções e inflamações. Acalma a mente e é indicado para momentos de meditação. Extraído da resina. Origem: Índia e Somália.
Palmarosa (Cymbopogon martinii motia): Rejuvenesce todo os tipos de pele, equilibra as oleosas e com acne. Auxilia no tratamento de obesidade e celulite. É calmante, antidepressivo e favorece o sono regenerador. Extraído do capim. Origem: Índia e Brasil.
Pau-rosa (Aniba rosaeodora ducke) : Usado no tratamento de acnes, rugas e queimaduras. Hidrata a pele e evita o envelhecimento precoce dos tecidos. Age como calmante e é eficaz no tratamento de depressão, insônia, estresse. Alivia dores de cabeça. Extraído da madeira. Origem: Brasil.
Petitgrain (Citrus aurantium amara): Ótimo para alívio do estresse, desgaste do sistema nervoso e depressão. Empregado em problemas de pele, como acnes. Ajuda a liberar sentimentos contidos e favorece a concentração. Extraído das folhas. Origem: Paraguai.
Rosa (Rosa damascena): Poderoso rejuvenescedor para todos os tipos de pele, ótimo no tratamento de acne, vermelhidão na face. Alivia depressão, estresse, tensão pré-menstrual, cólicas e menopausa. Extraído das pétalas. Origem: Turquia, Bulgária e Índia.
Sálvia esclaréia (Salvia sclarea) :Alivia estresse, tensão, pânico e desgaste do sistema nervoso, pois tem efeito relaxante. Muito usado em problemas de congestionamento pulmonar e distúrbios hormonais femininos. Extraído das folhas. Origem: Rússia e EUA.
Sândalo (Santalum album):É expectorante, diurético e cicatrizante. Tem efeito relaxante e antidepressivo, estimulando o entusiasmo e a vontade de ir em frente. Facilita a introspecção e a meditação. Extraído da madeira. Origem: Índia.
Tangerina (Citrus reticulata):Antidepressivo e estimulante. Equilibra estados de ansiedade, tristeza e medo. Favorece a concentração e é calmante. Abre o apetite e alivia problemas digestivos. Extraído da casca do fruto. Origem: Brasil, EUA e Itália.
Tea tree australiano (Melaleuca alternifolia) : Cicatrizante e antibiótico natural, impede ação de fungos, bactérias e vírus: cândida, inflamações, micoses, amidalite, problemas respiratórios, cistite. É revitalizante e purificador das emoções. Extraído das folhas. Origem: Austrália, Brasil e China.
Verbena-limão (Lippia citriodora) : Usado para aliviar congestão do fígado e facilitar a digestão. É refrescante e estimulante, melhora a concentração e atenua a depressão. Extraído das folhas. Origem: Espanha.
Fonte: Editora Abril
Alecrim-da-horta- (Rosmarinus officinalis): Usado para estimular a concentração e a memória e o alívio de problemas como reumatismo, dores localizadas, seborréia, sonolência e tensão muscular. Associado ao amor. Extraído da erva. Origem: Espanha.
Bergamota (Citrus aurantium bergamia): Para obesidade, celulite, retenção hídrica, casos de estresse, gripes e resfriados. É um antivirótico, útil contra o herpes e em banhos para tratar infecções e inflamações na área genital. Estimula o entusiasmo. Extraído da casca do fruto. Origem: Itália.
Camomila-romana (Anthemis nobilis: Excelente calmante, sedativo e antiinflamatório, útil para conjuntivites, dores reumáticas, nervosismo e insônia. Usado para depressão e síndrome do pânico. Associado ao amor e ao perdão. Parte da planta utilizada: flores. Origem: Inglaterra.
Canela-cascas (Cinnamomum zeylanicum ou C. cassia): Estimulante, antiinfeccioso, antiinflamatório eficaz nas lesões por esforço repetitivo (LER), artrites e bursites. Nunca usar puro, pois pode queimar a pele. Extraído das cascas. Origem: Índia e Madagascar.
Capim-cidreira, capim-limão ou santo (Cymbopogon citratus) : É antiinflamatório, combate celulite, problemas digestivos, falta de apetite, cólicas intestinais, seborréia e queda de cabelo. Ajuda a liberar raiva e emoções contidas. Extraído das folhas. Origem: Brasil.
Cipreste (Cupressus sempervirens ou C. lusitanica): Antiinflamatório, bom para abscessos, furúnculos e acnes. É antifúngico (micoses), indicado também para má circulação, varizes e gengivite. Melhora a concentração e facilita o desapego, alivia o estresse. Extraído de galhos e folhas. Origem: Espanha e Brasil.
Copaíba (Copaifera officinalis e C. langsdorfii) : Para problemas de pele em geral, como alergias e inflamações, úlceras estomacais, gastrite, cabelos sem brilho, manchas senis de pele, queimaduras, hemorróidas, problemas renais. Extraído da madeira. Origem: Brasil.
Cravo-da-índia (Eugenia caryophyllata): Poderoso analgésico e anti-séptico, utilizado para atenuar dor de dente e aftas. Alivia tosse seca, unha encravada e estimula o sistema imunológico em geral. Parte da planta utilizada: botões secos. Origem: Indonésia.
Eucalipto (Eucalyptus globulus) : Para congestão nasal, sinusite, asma e bronquite. Tem efeito anti-séptico local e é recomendado contra odor nos pés. Alivia dores musculares e reumáticas. Estimula a concentração e libera a mente. Extraído de galhos e folhas. Origem: Brasil e China.
Gengibre (Zingiber officinalis): Para falta de apetite, febre e dores musculares. Age como estimulante geral e é digestivo. Bom para alívio de dores nas articulações e pode ser incluídos no tratamento de vários tipos de reumatismo. Extraído do rizoma da planta. Origem: Brasil e China.
Gerânio (Pelargonium graveolens) :Tem propriedades antidepressivas e anti-sépticas, ajuda no controle da oleosidade da pele e cabelo e é recomendado para o tratamento de peles secas. Alivia o medo e a carência. Extraído da erva. Origem: Egito, França e China.
Grapefruit (Citrus paradisi) :Empregado no tratamento de obesidade, celulite, retenção de líqüidos, falta de apetite, depressão, tristeza e melancolia. Efeitos similares aos da laranja e da tangerina. Extraído da casca do fruto. Origem: Itália e Brasil.
Hortelã-pimenta (Mentha piperita) : Útil contra dores de cabeça, enxaquecas e enjôos. Por estimular a circulação, previne celulite e varizes além de atuar como analgésico. Elimina manchas de pele (usar diluído). Traz clareza aos pensamentos e é estimulante. Extraído da erva. Origem: EUA.
Ilangue-ilangue (Cananga odorata): Estimulante do sistema imunológico, sedativo, calmante, afrodisíaco. Age contra ansiedade e insônia. Previne acnes e rugas. Alivia medo e efeitos emocionais da tensão pré-menstrual. Extraído das flores. Origem: Indonésia e Madagascar.
Jasmim (Jasminum officinalis) : Alivia depressão, ansiedade, problemas menstruais, desânimo, catarro e tosse e também é afrodisíaco. Facilita o relaxamento e a meditação. Extraído das flores. Origem: Índia.
Junípero (Juniperus communis): Melhora a circulação e atenua problemas como celulite, hemorróidas e varizes. Alivia problemas respiratórios e estresse. Fortalece a memória e é indicado para o excesso de isolamento. Extraído das folhas ou bagas. Origem: Afeganistão e Hungria.
Laranja (Citrus aurantium): Desperta a alegria e o entusiasmo e, ao mesmo tempo, acalma. Abre o apetite e auxilia no tratamento de problemas de digestão. Em xampus, combate caspa, seborréia e queda de cabelo. Extraído da casca do fruto. Origem: Brasil.
Lavanda (Lavandula angustifolia): É um óleo curinga. Empregado em queimaduras, como regenerador da pele, contra o estresse e para dar a sensação de paz. Pode ser usado diretamente na pele, inclusive em queimaduras. Extraído das hastes floridas. Origem: França, Bulgária e Inglaterra.
Manjericão-verde, ou doce (Ocimum basilicum) : São as variedades de manjericão mais perfumadas. Têm aroma de efeito relaxante, anti-estresse, ansiolítico e antidepressivo. Têm propriedades antifúngicas, analgésicas e regeneradoras da pele. Melhoram a digestão. Extraídos das ervas. Origem: França e Brasil.
Neroli (Citrus aurantium var. amara) : Poderoso calmante, empregado em casos de fobia, síndrome do pânico, depressão, agitação, insônia, irritabilidade, tensão pré-menstrual, cólicas e problemas digestivos. Estimula a alegria. Extraído das flores. Origem: Espanha.
Olíbano (Boswellia thurifera, carteri ou serrata): Age aliviando problemas respiratórios, gripes, dores articulares e reumáticas. Tem ação contra infecções e inflamações. Acalma a mente e é indicado para momentos de meditação. Extraído da resina. Origem: Índia e Somália.
Palmarosa (Cymbopogon martinii motia): Rejuvenesce todo os tipos de pele, equilibra as oleosas e com acne. Auxilia no tratamento de obesidade e celulite. É calmante, antidepressivo e favorece o sono regenerador. Extraído do capim. Origem: Índia e Brasil.
Pau-rosa (Aniba rosaeodora ducke) : Usado no tratamento de acnes, rugas e queimaduras. Hidrata a pele e evita o envelhecimento precoce dos tecidos. Age como calmante e é eficaz no tratamento de depressão, insônia, estresse. Alivia dores de cabeça. Extraído da madeira. Origem: Brasil.
Petitgrain (Citrus aurantium amara): Ótimo para alívio do estresse, desgaste do sistema nervoso e depressão. Empregado em problemas de pele, como acnes. Ajuda a liberar sentimentos contidos e favorece a concentração. Extraído das folhas. Origem: Paraguai.
Rosa (Rosa damascena): Poderoso rejuvenescedor para todos os tipos de pele, ótimo no tratamento de acne, vermelhidão na face. Alivia depressão, estresse, tensão pré-menstrual, cólicas e menopausa. Extraído das pétalas. Origem: Turquia, Bulgária e Índia.
Sálvia esclaréia (Salvia sclarea) :Alivia estresse, tensão, pânico e desgaste do sistema nervoso, pois tem efeito relaxante. Muito usado em problemas de congestionamento pulmonar e distúrbios hormonais femininos. Extraído das folhas. Origem: Rússia e EUA.
Sândalo (Santalum album):É expectorante, diurético e cicatrizante. Tem efeito relaxante e antidepressivo, estimulando o entusiasmo e a vontade de ir em frente. Facilita a introspecção e a meditação. Extraído da madeira. Origem: Índia.
Tangerina (Citrus reticulata):Antidepressivo e estimulante. Equilibra estados de ansiedade, tristeza e medo. Favorece a concentração e é calmante. Abre o apetite e alivia problemas digestivos. Extraído da casca do fruto. Origem: Brasil, EUA e Itália.
Tea tree australiano (Melaleuca alternifolia) : Cicatrizante e antibiótico natural, impede ação de fungos, bactérias e vírus: cândida, inflamações, micoses, amidalite, problemas respiratórios, cistite. É revitalizante e purificador das emoções. Extraído das folhas. Origem: Austrália, Brasil e China.
Verbena-limão (Lippia citriodora) : Usado para aliviar congestão do fígado e facilitar a digestão. É refrescante e estimulante, melhora a concentração e atenua a depressão. Extraído das folhas. Origem: Espanha.
Fonte: Editora Abril
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
VETIVER - Vetiveria zizanoides
Mental e emocional: O óleo de vetiver é um presente da mãe Terra para os seres humanos. O poderoso aroma deste capim nutridor, chamado Vetiver, ajuda a despertar segredos da consciência , sentimentos fortes que podem estar causando sofrimento; com sua ajuda, teremos o aprendizado para que não tornemos a repeti-lo. Sua fragrância terrena é fortalecedora mental e emocional; é uma verdadeira fonte de regeneração e resgate de energia vital. É muito útil para mulheres que exercem várias funções no dia-a-dia, o que as tornam vulneráveis ao stress mental e cansaço físico. Para o homem que perdeu seu contato com seu "Eu Superior", este é o óleo que poderá ajudá-lo a sua sensibilidade e intuição.
TEA TREE - Melaleuca alternifolia
TEA TREE - Melaleuca alternifolia |
TOMILHO - Thymus vulgaris
Mental e emocional: Seu aroma penetrante e herbáceo é antidepressivo e reanimador. Por sua ação purificadora, acredita-se que vivifica o espírito através de seu aroma. É um óleo fortalecedor dos nervos. Ativa as células do cérebro, auxiliando na concentração e estimulando a capacidade intelectual, principalmente quando há sinais de cansaço mental ou depressão nervosa. Age como calmante para pessoas angustiadas, com tendência a momentos de melancolia.
Como óleo símbolo de força, eleva o espírito, promove coragem e bravura. Seu aroma protetor tem habilidade para fortalecer-nos.
SÂNDALO - Santalum album
Mental e emocional: Estimula o sistema nervoso central, dispersa a ansiedade e depressão. Conforta, trazendo relaxamento ao sentimento de euforia. Oferece paz e serenidade profunda. Seu aroma doce e balsâmico acalma a agressividade descontrolada, que pode conduzir ao colapso nervoso, resultando dor de cabeça, insônia e tensão nervosa. Diminui a tirania do intelecto.
Traz equilíbrio para sentimentos possessivos, ajudando ao desenvolvimento do perdão. Coloca-nos em contato com nossa fonte criativa. Traz-nos para o presente, ensina-nos a viver no aqui e agora. Seu aroma está capacitado para ajudar-nos na integração do corpo, alma e espírito.
Traz equilíbrio para sentimentos possessivos, ajudando ao desenvolvimento do perdão. Coloca-nos em contato com nossa fonte criativa. Traz-nos para o presente, ensina-nos a viver no aqui e agora. Seu aroma está capacitado para ajudar-nos na integração do corpo, alma e espírito.
SÁLVIA - CLARY SAGE - Salvia sclarea
Mental e emocional: Por sua ação marcante no sistema nervoso central, é excelente para tratar todo e qualquer tipo de depressão, incluindo a pós-parto. Acalma e elimina o pânico paranóia e histeria. Liberta de culpa, desenvolve força interior e confiança. Traz grande alívio quando houver tensão nervosa, onde a mente está obsessiva e os pensamentos estão descontrolados.
Encoraja pensamentos calmos e bons sentimentos. Ajuda a restaurar o equilíbrio dos nervos; por sua ação sedativa ele traz bem-estar. Na T.P.M. é bastante confortante, por sua ação equilibradora no nível emocional, ajudando a restaurar a paz. Seu aroma de qualidade almiscarada, terrena e doce reflete sua capacidade de manter a mente equilibrada, renovando a confiança, enquanto sua suave pungência vivifica os sentidos e dissipa ilusões, restaurando a clareza ecoada por seu nome. Sua fragrância herbácea desenvolve lucidez e libera a inspiração represada no corpo vital, permitindo que ela volte a fluir, tornando-nos mais criativos em nossas atividades. Seu aspecto afrodisíaco se dá pelo fato de controle fundamental do stress e por exercer efeito positivo na fertilidade masculina e feminina.
PINE - Pinus sylvestris
Mental e emocional: O óleo de Pine, através de sua fragrância forte é refrescante, "abre o peito". Traz positividade e ajuda a restaurar a autoconfiança. Dissipa a auto-imagem negativa, sentimentos de remorso, eliminando a culpa e desenvolvendo em seu lugar aceitação e autoperdão. Seu aroma anima, acalma e cura.
Age como tônico para a mente, especialmente quando há fadiga mental. Promove força e coragem para as fases de transformações significativas da vida, dando-nos direção e oferecendo perseverança, para que possamos criar condições emocionais e físicas para prosseguirmos no caminho escolhido.
Assinar:
Postagens (Atom)